Jogar agora

Abajur de lava caseiro

A compreensão básica sobre água e óleo é de que eles simplesmente não se misturam. Isto acontece devido à grande diferença em suas estruturas moleculares. O óleo é composto de moléculas apolares enquanto água é puramente formada por moléculas polares. Não importa o quando você agite os dois juntos em uma garrafa, eles nunca irão se misturar, o óleo apenas formará peças menores. Quando colocada em um contêiner, a água irá afundar enquanto o óleo subirá à superfície. Isto acontece porque a água é mais densa que o óleo.

Abajur de lava caseiro

Fazer seu próprio abajur de lava

Um projeto de ciências que além de tudo enfeita a sua casa - o que mais você poderia querer? Um abajur de lava contém muitas propriedades científicas e, além disso, são muito divertidos de se ter pela casa! Ao pegarmos estruturas moleculares polarizadas e despolarizadas, criamos aquele efeito separado que vemos no óleo com água. Mas adicionar uma pastilha efervescente pode ajudar no processo de aceleração de movimento e criar um efeito de erupção.

    Problema:
  • A quantidade de pastilhas efervescentes afetará a mistura de óleo e água?
    Materiais:
  • Garrafa de refrigerante de plástico grande
  • Óleo vegetal
  • Corante alimentício
  • Pastilha efervescente
  • Água

Abajur de lava caseiro

Procedimento:

  1. Primeiro, certifique-se de que sua grande garrafa de plástico está bem limpa para que não haja contaminação.
  2. Em seguida, encha ¾ da garrafa de plástico com óleo vegetal.
  3. Então, complete o restante da garrafa com água até o topo. Mas deixe um pouquinho de espaço, porque haverá ar da eferverscência e você não quer derramar nada.
  4. Pegue seu corante alimentício preferido e pingue cerca de 10 gotas na solução. O objetivo é deixar a água levemente escura, para que seja possível observar o óleo. Note que o óleo não irá absorver o corante alimentício.
  5. Divida a pastilha fervescente em, pelo menos, 6 pedaços. Pese cada pedaço da pastilha. Solte um pedaço na mistura e observe o que acontece.
  6. Registre seus resultados. Quanta interação aconteceu?

Dica inteligente: Grave um vídeo com os diferentes níveis de pastilhas efervescentes utilizados e explique suas descobertas. Por que a quantidade maior de pastilha causou a reação mais forte?