Jogar agora

Latinhas amassadas pela pressão do ar

O interior de uma latinha tem água e partículas de ar. Quando aquecida, a água dentro da latinha muda do estado líquido para o gasoso, tornando-se vapor d'água. Esse vapor d'água empurrará o ar que estava originalmente dentro da latinha para a atmosfera. Quando a latinha é virada de cabeça para baixo e colocada dentro de água gelada, o vapor d'água condensa e volta para o estado líquido de novo. Como as moléculas de água neste estado estão bem mais unidas, elas ocuparão bem menos espaço. Com um pouco de água, não há pressão suficiente nas paredes internas da latinha, o que faz com que a pressão atmosférica amasse a latinha.

Latinhas amassadas

Implosão

Esse é o processo no qual um objeto repentinamente entra em colapso em direção ao seu centro. A maioria dos objetos fica dentro do estado de equilíbrio, e é por isso que a pressão interna da latinha irá a se equilibrar com a pressão externa e isso fará com que a latinha imploda. Observe que a água gelada na tigela irá entrar rapidamente dentro da latinha, de maneira bem parecida como quando bebemos um líquido com canudinho. A pressão externa do ar está empurrando para baixo, em direção à superfície do líquido. A ação de “engolir” reduz a pressão na sua boca e a pressão externa do ar fica maior, o que faz com que a bebida suba pelo canudo em direção à sua boca.

    Problema:
  • Como a pressão do ar amassa latinhas?
    Materiais:
  • Latinhas de refrigerante vazias
  • Fogão ou prato aquecido
  • Pinças de cozinha
  • Luvas
  • Tigela
  • Água gelada

Pressão atmosférica

Procedimento:

  1. Primeiro, lave bem a latinha.
  2. Em seguida, adicione uma colher de sopa de água dentro da latinha (apenas o suficiente para cobrir o fundo dela).
  3. Agora, encha a tigela com água gelada.
  4. Com a ajuda de um adulto, coloque a latinha na boca do fogão e comece a aquecer a água. Depois de escutar o som de borbulhas na água fervente e de ver o vapor d'água subir, continue aquecendo por mais 1 minuto.
  5. Desligue o fogo e pegue a latinha com as pinças. Vire a latinha rapidamente para baixo e coloque-a de boca para baixo dentro da tigela de água gelada.
  6. Registres os resultados. Quanta interação aconteceu?

Dica inteligente: Tire fotos de cada etapa do processo para mostrar a transformação visual da latinha.